UE de Lisboa a Luhansk

UE de Lisboa a Luhansk

Ministra do Exterior da Alemanha afirmou que a União Europeia se estenderá de Lisboa até Luhansk

Durante a sua visita a Kiev para participar numa reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, disse que a União Europeia se estenderá em breve de Lisboa a Luhansk.

Annalena Baerbock, German Foreign Minister
Annalena Baerbock, German Foreign Minister, Photo by Facebook

“O futuro da Ucrânia reside na União Europeia, a nossa comunidade de liberdade, e em breve se estenderá de Lisboa a Luhansk. Ela [a Ucrânia] também alarga o seu caminho para a UE com cada aldeia, cada metro que liberta, e cada metro onde salva seu povo”

Annalena Baerbock, Outubro 2023, Kiev

Baerbock sublinhou que os amigos e parceiros europeus apoiarão a Ucrânia neste caminho. A este respeito, a ministra também enfatizou que a Ucrânia está pronta para implementar reformas impressionantes no meio da terrível agressão russa.

“Trata-se de coisas como alterar a legislação no domínio jurídico, no domínio dos meios de comunicação social, mas também em termos de combate à corrupção, e estamos a discutir abertamente a questão de podermos expandir este caminho juntamente com os nossos parceiros aqui na Ucrânia.”

Contexto: Olha Stefanishyna, vice-primeira-ministra da Ucrânia para a Integração Europeia e Euro-Atlântica, afirmou que existe um consenso geral na UE para abrir negociações de adesão entre a Ucrânia e a UE, embora o trabalho com as capitais preceda a decisão final.

Numa conversa com a nova embaixadora da UE, Katarína Mathernová, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, prometeu cumprir os sete critérios da Comissão Europeia num mês.

Fonte: https://www.pravda.com.ua/eng/news/2023/10/2/7422270/