Vários países em corrida eleitoral

Vários países em corrida eleitoral

Este ano está sendo marcado por um movimento mais conservador e pelo colapso de alguns cenários que se mantinham na Espanha, e Países Baixos.

Polônia

Na Polônia, haverão eleições legislativas no próximo 15 de Outubro. E o partido nacionalista de direita Lei e Justiça, PiS, marca na liderança. Mas a Plataforma Cívica, na oposição, liderada pelo antigo primeiro-ministro e presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, tem melhorados em pesquisas recentes. O que na prática, não muda muita coisa para quem vê de fora. Ambas as frentes são conservadoras, um em mais grau que outro, mas com certeza políticas como a de imigração e sobre o apoio à Ucrânia guardam forte semelhança entre os concorrentes.

Dos casos de eleições, a Polônia é o mais estável, não tendo conflitos internos políticos severos como nos demais.

Países Baixos

Nos Países Baixos, comumente chamado apenas de Holanda, o pleito será em 22 de Novembro. Foi justamente antecipado por uma crise que colapsou o governo, sendo o principal motivo a crise migratória, e severidade de leis ESG que incluíram fortes protestos de produtores agrícolas locais.

Espanha

A Espanha parece ser o caso mais crítico. Após uma virada forte para a direita em eleições de administrações regionais em Julho, o governo se viu obrigado a dissolver o parlamento e convocar novas eleições legislativas, mas ainda é cedo para indicar tendências.

Eslováquia e Luxenburgo

Também haverão eleições legislativas, na Eslováquia, em 30 de Setembro, e Luxemburgo em 8 de Outubro. Mas estes países apresentam cenários mais estáveis.